"Gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração". (Thomas Alva Edison)

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O primeiro veículo com motor a gasolina (1885)

            O Benz Velo, introduzido dez anos depois do primeiro automóvel Benz patenteado a 1885.

  Experiências isoladas, realizadas em toda a Europa, ao longo das décadas de 1860 e 1870, contribuíram para o aparecimento de algo semelhante ao automóvel atual. Uma das mais significativas foi a invenção de um pequeno carro impulsionado por um motor a 4 tempos, construído por Siegfried Markus (Viena, 1874). Os motores a vapor - que queimavam o combustível fora dos cilindros, deram lugar aos motores de combustão interna, que queimavam no interior do cilindro uma mistura de ar e gás de iluminação. O ciclo de 4 tempos foi utilizado com êxito pela primeira vez em 1876, num motor construído pelo engenheiro alemão conde Nikolaus Otto. Já em 1885, Karl Benz criou um motor de 4 tempos e instalou na parte de trás de um triciclo. Era mais pesado e mais lento que o de Daimler, mas duas características desse veículo persistem até hoje: a válvula curta de haste e prato e o sistema de refrigeração de água (a água não circulava, ficava armazenada num compartimento) que tinha que ser constantemente abastecido para manter-se cheio e compensar as perdas por ebulição.
    Karl Bens é considerado o “Pai do Automóvel”. Ele era um homem de negócios e em 1887, iniciou a venda de um veículo de três rodas, colocando pioneiramente a disposição da sociedade, um automóvel, veículo que iria mais tarde modificar todos os conceitos de locomoção do ser humano.

2 comentários:

  1. que história linda, a terra levou milhões de anos para chegar onde estamos, e o homem em tão pouco tempo, faz tamanha revolução.

    ResponderExcluir
  2. Vale ressaltar que foi o pai do Santos Dumont que juntamente com Henry Ford criaram o primeiro carro a gasolina.

    ResponderExcluir